Este blog é um canal aberto ao debate sobre Design em geral. Aqui vamos falar sobre Artes Gráficas, Identidade Visual Corporativa, Impressos Fiduciários, Design Comercial, Desenvolvimento Sustentável, Novas Tecnologias, Publicidade Viral, Marketing, Mershandising, Endomarketing, Redes Sociais, etc...Vamos trocar informações? Conto com vocês colegas designers e estudantes.
sábado, junho 04, 2011
terça-feira, maio 31, 2011
Fechamento de Arquivo I
Hoje me perguntaram sobre o que é CTP e Fechamento de Arquivo, serei breve na minha descrição:
Fechamento de arquivo é todo processo que você realiza para obter um arquivo com qualidade para impressão. Bom, tentarei ser o mais claro possível mas não entrarei em detalhes muito específicos para não tornar meu texto num curso e muito menos num tutorial, até porque minha intenção não é esta, tentarei ser o mais suscinto possível e não me extender em questionamentos infindáveis.
Pense o seguinte você está com aquele trabalho maravilhoso na mão e quer que ele saia o mais fidedigno possível, o primeiro passo é a arte estar bem definida com imagens em alta resolução com nunca menos que 300 DPI( Pontos Por Polegada), todas em CMYK (gráfica trabalha assim), degradês com 256 steps, nada de preenchimentos automáticos, limpa(clean) e sem um monte fios desnecessários, etc,etc...como disse não farei um tutorial, no entanto simularei situações e soluções para cada tipo de arquivo.Abaixo algumas situações genéricas:
Em primeiro lugar contacte a gráfica onde você pretende realizar seus serviços gráficos e veja se eles possuem um driver próprio para impressora post script, se tiverem melhor ainda, peça o passo a passo para instalação da impressora na sua máquina;copie o arquivo PPD para a pasta de acordo com o programa; algumas gráficas possuem manuais de instrução, averigue!
Usando o Corel Draw:
- CTP (Computer-to-Plate) é uma tecnologia realizada para transferência do seu arquivo diretamente para a chapa de impressão off-set por meio digital ;
- Fechamento de arquivo é o processamento para congregação de todas ferramentas aplicadas em um arquivo utilizadas em programas gráficos(Corel, Illustrator,etc...) de maneira que não gere conflitos na ocasião de sua abertura nos bureaus de impressão(+ ou - isso).
Fechamento de arquivo é todo processo que você realiza para obter um arquivo com qualidade para impressão. Bom, tentarei ser o mais claro possível mas não entrarei em detalhes muito específicos para não tornar meu texto num curso e muito menos num tutorial, até porque minha intenção não é esta, tentarei ser o mais suscinto possível e não me extender em questionamentos infindáveis.
Pense o seguinte você está com aquele trabalho maravilhoso na mão e quer que ele saia o mais fidedigno possível, o primeiro passo é a arte estar bem definida com imagens em alta resolução com nunca menos que 300 DPI( Pontos Por Polegada), todas em CMYK (gráfica trabalha assim), degradês com 256 steps, nada de preenchimentos automáticos, limpa(clean) e sem um monte fios desnecessários, etc,etc...como disse não farei um tutorial, no entanto simularei situações e soluções para cada tipo de arquivo.Abaixo algumas situações genéricas:
Em primeiro lugar contacte a gráfica onde você pretende realizar seus serviços gráficos e veja se eles possuem um driver próprio para impressora post script, se tiverem melhor ainda, peça o passo a passo para instalação da impressora na sua máquina;copie o arquivo PPD para a pasta de acordo com o programa; algumas gráficas possuem manuais de instrução, averigue!
Usando o Corel Draw:
- Gere um arquivo PS(post script) no menu imprimir, marque a caixa " Usar PPD" e em seguida indique a pasta onde está o arquivo PPD (não esqueça de selecionar a caixa imprimir para arquivo);
- Deverá abrir uma tela "Propriedades PPD-Geral" ou "PPD Geral", mude o tamanho do papel no campo "Tamanho personalizado Post script" ou "Dimensões do Tamanho Personalizado" e informe o formato desejado, coloque sempre uma margem de 25 ou 30 mm no entorno do formato desejável de papel (formato A4 + XX mm de margem), informe-se com a gráfica sobre o formato do seu trabalho antes de fechá-lo;
- Na aba "Avançadas" entre em resolution e coloque a resolução, no campo alterar configuração de "Resolution",especificada pela gráfica, geralmente é algo entorno de 2400 dpi mas não é regra, seleecione cor ou monocromátco(conforme seu trabalho), retrato ou paisagem e dê OK;
- Voltando para caixa de diálogo principal escolha a aba lay-out e selecione como no documento, na separações veja se o comportamento desejado para as cores (converter ou separação);
- Na aba pré-impressão selecione cada item que a gráfica necessita: Informações do arquivo (opcional), cortar e dobrar(essencial),marcas de registro (essencial), barra de calibragem (essencial);
- Na aba PostScript selecione frequência de tela em LPI de acordo com a gráfica, aqui selecionei 200 LPI;
- Na aba miscelânea desabilite "Aplicar Perfil ICC" e veja se saída bitmaps está habilitado CMYK, clique em aplicar e visualize o trabalho, se tudo estiver Ok, siga em frente;
- Na aba Geral selecione Imprimir em Arquivo, clique em imprimir, uma caixa de diálogo vai abrir, escolha salvar como PS;
- PRONTO...aí está seu arquivo postscript com tudo que você precisa;
- Mas não acabou...agora vamos transformá-lo em PDF, para transformálo o ideal é que você tenha instalado um Acrobat Distiller ou outro programa de conversão mas agora vamos usar do Distiller. Aberto o Distiller clique na seta de "Opções de Tarefas" e escolha o arquivo de transformação, que pode ser da própria gráfica ou do programa acrobat(arquivo PDF da gráfica ou Print do Distiller); clique em Open ou abrir (depende da versão), procure o arquivo PS que você gerou, arraste para dentro do Distiller e solte, ele imediatamente gerará um PDF dentro da pasta onde está seu outro arquivo PS. Pronto!...





segunda-feira, maio 30, 2011
Cor Institucional da CET-Rio: Amarelo Limão Flúor
Continuação
A partir do momento que definimos as cores institucionais da CET-Rio (amarelo limão flúor, branco e azul royal), tudo ficou mais fácil e começamos a implantar o modelo de Identidade Visual, que persiste até hoje com leves alterações e evoluções. As placas de trânsito referentes ao evento durante a Rio 92 eram todas azuis com amarelo limão flúor e foram impactantes na hora de nos divulgar como órgão gestor do tráfego durante o evento. Hoje a cor já está institucionalizada e forma com outros apetrechos técnicos marca registrada da companhia gestora do tráfego na cidade do Rio de Janeiro: CET-Rio. No processo evolutivo do colete foram testados e usados vários tecidos, sendo que o primeiro passo da evolução, foi a utilização na confecção do tactel com 100% poliamida, este já tinha na sua composição o amarelo limão-flúor, a resistência, a aeração e, sobretudo, a cor transmitia a visibilidade desejada, que combinado com as tarjas refletivas e o viés azul em toda sua orla criava um conjunto harmonioso. Este colete foi criado em substituição ao colete babador confeccionado em emborrachado e nylon que era bonito porém uma sauna ambulante.
A história de luta para implementação desta indumentária foi um desafio que contarei adiante.
(continua)

A história de luta para implementação desta indumentária foi um desafio que contarei adiante.
(continua)
sexta-feira, maio 13, 2011
Cor institucional da CET-Rio - Amarelo limão flúor
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I.V da CET-Rio na Rio 92 |
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O colete babador aberto |
Um dia assistindo TV, vi uma operação de tráfego na Inglaterra e lá estava a solução, pelo menos era o que eu achava: Um colete Amarelo Limão Flúor, totalmente refletivo e com faixas pratas?altamente refletivas, era isso!...
Levei a idéia para a equipe e senti que algumas pessoas viraram a cara, outras apoiaram e algumas questionaram o uso do amarelo limão flúor afirmando que não era permitido pelo Código de Trânsito (isso ainda no antigo código) e eu prevendo que isso aconteceria, levei o Código e provei que lá não falava nada sobre isso, só dizia que deveria ser visível e refletivo (+ou- isso), mas não consegui convencê-los que seríamos capazes de produzí-los em tempo hábil. Porém, numa destas infindáveis reuniões de trabalho, o nosso presidente sugeriu que fízéssemos um modelo de colete simples, barato e rápido para confeccionar, sugeriu um modelo que parecia um babador de criança...
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Logos CET-Rio |

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Detalhe do símbolo |


Um fato curioso: O amarelo limão flúor em fotografias apresenta-se como amarelo!!...estranho né?!
A partir do momento que definimos as cores institucionais da CET-Rio (amarelo limão flúor, branco e azul royal), tudo ficou mais fácil e começamos a implantar o modelo de Identidade Visual, que persiste até hoje com leves alterações ou evoluções. As placas de trânsito referentes ao evento durante a Rio 92 eram todas azuis com amarelo limão flúor e foram impactantes na hora de nos divulgar como órgão gestor do tráfego durante o evento. Hoje a cor já está institucionalizada e forma com outros apetrechos técnicos a marca registrada da companhia gestora do tráfego na cidade do Rio de Janeiro: CET-Rio.
(continua)
terça-feira, abril 26, 2011
Padronização de Ônibus - Identidade Visual II
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Mapa via satélite |
Agora daremos início ao processo de padronização externa de uma linha de ônibus:
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Centro - Marco zero |
Vendo o mapa da cidade do Rio de Janeiro via satélite no Google Earth veremos que a conotação zona norte, zona sul, zona oeste do município nada tem haver com os pontos cardeais, pelo menos aquele que aprendemos na escola.Vejam nos mapas a locação dos cardeais em relação a divisão da cidade em zonas...
Fiz um mapa com a rosa dos ventos estilizada (que usarei adiante) de maneira que você possa se situar e identificar o nascente, o poente e o azul é o mar, onde literalmente posicionei a rosa dos ventos. Com o conjunto de imagens você terá uma melhor noção de localização onde se situa o centro da cidade (vide círculo amarelo), para mim ele deveria ser considerado a zona leste, mas pelo fato de uma questão geopolítica, o centro é o marco zero da cidade. Por sua vez o trajeto do sol é do nascente no leste para o poente no oeste, independente de marco zero geopolítico. Bom, após fazer minha explanação técnica vamos a criação.Esta linha de ônibus transita pela Avenida, localizado ao lado da avenida fica o Parque da Serra do Mendanha, que além de ser o marco divisor do trajeto Zona Oeste/Centro é sem dúvida um lugar aprazível e importante área de lazer do morador da zona oeste. Pensando na importância que o parque tem, na fixação da idéia e na municipalidade, fiz uma combinação com outros ítens que resultaram no projeto gráfico do Expresso Zona Oeste, descrito abaixo:
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Trajetória do sol |
Memorial de Descritivo para Projeto de Identidade Visual dos ônibus de integração da Zona Oeste

indo do nascente ao poente passando por sobre a Serra do Mendanha,
que é um marco representativo da Zona Oeste, com suas cachoeiras,
vegetação remanescente de mata atlântica e lazer nos finais de semana
para os moradores da área.
A rosa dos ventos acompanhando o percurso do sol,
dividindo a cidade em zonas e fazendo parte
integrante desta nova Identidade Visual.
As cores básicas primárias da Comunicação Visual Oficial

Demais ítens são acessórios obrigatórios tais como:
- Painel de mensagem variável a LED;
- Identificação Externa e interna para cadeirantes;
- Identificação do Serviço (Integração Metrô/Ônibus);
- Numeração;
- Nome da Empresa;
- Assentos comuns e para usuários preferenciais
em cores derivadas das cores da gestão;
- Etc.



quarta-feira, abril 20, 2011
Realidade Aumentada
Há algum tempo atrás no intuito de suprir a minha ânsia de ampliar meus conhecimentos em Tecnologia de Informação e sua aplicabilidade no meu dia-a-dia profissional, pesquisei e me deparei com a "Realidade Aumentada", um tipo de aplicação VRML e fiquei muito interessado, comecei a pesquisar a possiblidade de usá-la em meus trabalhos, como não via aplicação nas minhas atividades simplesmente descartei, porém em 2008 estava com um novo problema...marasmo de idéias! Comecei a achar que esse aplicativo teria desdobramentos em minha atividade profissional e, enfim, achei uma oportunidade de usá-lo em meus trabalhos mas antes de enveredarmos por estes caminhos imaginativos da realidade aumentada que tal uma pequena pausa para entendermos o que é...Pesquisei e achei alguns sites, inclusive uma tese de doutorado e neste, especificamente, vocês terão uma noção do que ela é capaz.Vejam aqui nestes links:
Realidade Aumentada
Realidade Aumentada I
O QR-code também faz parte deste mundo...
Realidade Aumentada II
Realidade Aumentada
Realidade Aumentada I
O QR-code também faz parte deste mundo...
Realidade Aumentada II
quarta-feira, março 09, 2011
QR-Code ou Código Bidimensional
Os códigos de barras convencionais são capazes de armazenar um máximo de aproximadamente 20 dígitos, QR Code é capaz de lidar com várias dezenas a várias centenas de vezes mais informação. QR Code é capaz de manipular todos os tipos de dados, tais como caracteres numéricos e alfabéticos,símbolos binários e códigos de controle. Até 7089 caracteres podem ser codificados em uma etiqueta de papel, já pensou?! Dá para fazer muita coisa, você pode colocar um texto, um símbolo, um alfanumérico ou uma URL, dentre outras coisas.
terça-feira, março 08, 2011
QR-Code ou Código Bidimensional
Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida é um código de barras bi-dimensional muito usado fora do Brasil e que não consegue emplacar aqui de jeito nenhum, já tentei usá-lo em alguns trabalhos mas a dificuldade é imensa e por um simples fato: Aparelhos celulares para realizar a transcodificação.
A seguir um breve relato da história do QR-Code:
Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares usando a câmara fotográfica. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.
O padrão Japonês para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000. "QR Code é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada." (retirado do site da Denso-Wave).
A banda Pet Shop Boys utilizou imagens do código QR no clipe da música "Integral". São dezenas de códigos que aparecem durante o clipe. Todas as imagens quando decodificadas apresentam links para diferentes sites, em geral tratando da questão da privacidade no mundo contemporâneo.
No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008.A Revista Galileu da Editora Globo também aderiu QR para que o usuario tivesse acesso a informações extras atraves do seu celular.
Também em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen aproveitou o código para uma pequena ação em sua estande.
O Jornal A TARDE, localizado na cidade de Salvador - Bahia [1] tem usado o QR Code desde 10 de dezembro de 2008. Foi o primeiro jornal impresso no País - reconhecido pela Associação Nacional de Jornais(ANJ) - a utilizar o código em suas páginas como selo integrador de mídias; levando o leitor do papel-jornal ao dispositivo móvel(celular)*
Escrevi um texto sobre minha dificuldade de implantação,o resultado está aí ao lado.Que quando transcodificado ficará assim:
A seguir um breve relato da história do QR-Code:
Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares usando a câmara fotográfica. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.
O padrão Japonês para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000. "QR Code é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada." (retirado do site da Denso-Wave).
A banda Pet Shop Boys utilizou imagens do código QR no clipe da música "Integral". São dezenas de códigos que aparecem durante o clipe. Todas as imagens quando decodificadas apresentam links para diferentes sites, em geral tratando da questão da privacidade no mundo contemporâneo.
No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008.A Revista Galileu da Editora Globo também aderiu QR para que o usuario tivesse acesso a informações extras atraves do seu celular.
Também em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen aproveitou o código para uma pequena ação em sua estande.
O Jornal A TARDE, localizado na cidade de Salvador - Bahia [1] tem usado o QR Code desde 10 de dezembro de 2008. Foi o primeiro jornal impresso no País - reconhecido pela Associação Nacional de Jornais(ANJ) - a utilizar o código em suas páginas como selo integrador de mídias; levando o leitor do papel-jornal ao dispositivo móvel(celular)*
Escrevi um texto sobre minha dificuldade de implantação,o resultado está aí ao lado.Que quando transcodificado ficará assim:
"Meu nome é Júlio Vasconcellos também conhecido como jotacezar, sou designer e tento há anos implantar o QR-Code nos meus impressos e não consigo pelo simples fato dos celulares já não virem com transcodificador instalado!"
Brilhante e Muito esperto(tsc,tsc...),rs!...Brincadeiras à parte, seria excelente se os aparelhos celulares viessem de fábrica com o transcodificador instalado isso facilitaria e muito, a nossa vida e a dos fornecedores desavisados,rs!...É só lembrar o seguinte: As pessoas tem muita dificuldade em baixar e instalar aplicativos em computadores, o que dirá em celulares!...
Para piorar, na página dos fabricantes de celulares não diz absolutamente nada e pelas pesquisas que tenho realizado nem todos aparelhos são capazes de transcodificar o bi-dimensional e , quiça, instalar os plugins. Algumas páginas dizem qualquer celular moderno transcodifica o que não é verdade, acreditem!
* Wikipedia(material de consulta)
Link para Denso-Wave:DensoWave
Link para Reader QR-Code:Kaywa
quarta-feira, março 02, 2011
Parada para rir...Logomarcas de profundo mau gosto!
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Boutique para troca de brinquedos para as crianças |
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Instituto Brasileiro de Estudos Orientais |
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Moda à Italiana |
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Centro Pediátrico |
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Farmácia para o tratamento do mal das costas (coluna?) | |
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Chopperia.... |
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Consertos de Computadores |
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Clínica Dentária em algum lugar da América Latina |
Meu DEUUSSSS...quanta criatividade!!!
domingo, fevereiro 20, 2011
Olá galera!
Desculpem a parada, é que ando bastante ocupado mas breve estarei de volta escrevendo sobre Graphic Arts and Design, aguardem!
terça-feira, fevereiro 01, 2011
Impressos de Segurança I (Impressos Fiduciários)
Um pequeno intervalo para voltar a falar sobre impressos de segurança e, sobretudo, sobre este trabalho que foi elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes/PREFEITURA do Rio de Janeiro, desenvolvido e aperfeiçoado pela CONTIPLAN. Este impresso de segurança foi escolhido entre diversos concorrentes (entre eles: a Casa da Moeda) como vencedor do 20º Prêmio Brasileiro em Excelência Gráfica Fernando Pini. Esta premiação foi concebida pela Abigraf - Associação Brasileira da Indústria Gráfica /ABTG - Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica e existe desde 1991, já em 1996 passou a ser reconhecido internacionalmente pelo nível dos trabalhos apresentados e na sua sétima edição rompeu a barreira dos 1000 trabalhos inscritos, sendo que em 2001 o concurso recebeu da ABNT a certificação ISO 9000 garantindo, assim, a qualidade e a lisura no processo de premiação. Evoluiu e, durante este período, conquistou representatividade nacional passando a contar com a participação de empresas de 14 estados. A cêrimonia de entrega do prêmio é reconhecida como a maior festa da indústria gráfica do mundo.
Eu, por minha vez, fiquei profundamente envaidecido quando soube que este certificado que surgiu a partir do meu humilde lay-out e especificações, evoluiu e alcançou projeção a nível nacional divulgando assim o nome da SMTR/PREFEITURA através desta premiação.
Parabéns CONTIPLAN! Parabéns SMTR!
Eu, por minha vez, fiquei profundamente envaidecido quando soube que este certificado que surgiu a partir do meu humilde lay-out e especificações, evoluiu e alcançou projeção a nível nacional divulgando assim o nome da SMTR/PREFEITURA através desta premiação.
Os ítens de segurança foram propostos pensando na metodologia de fiscalização, de maneira que qualquer um possa identificar estes ítens sem ser perito ou seja através de identificação tátil e visual, sem no entanto esquecer a pericial e, é claro, sem ficar preso aos clichês dos impressos de segurança.
Fui obrigado a tirar o link para a lista classificatória, tiraram do ar...hahahaha
Vencedores do 20º Prêmio Fernando Pini.
domingo, janeiro 30, 2011
Identidade Visual - Branding: " O projeto gráfico" (continuação)









*Nunca esqueça que suas aplicações deverão seguir uma norma quanto sua aplicabilidade no material finalizado ou seja:
- RGB para quando usada em vídeo;
- CMYK para quando usada em impressão off-set;
Se forem cores exatas:
- Cor especificada pelo catálogo de cores do fabricante de tintas, ou na escala PANTONE, ou escala EUROPA, ou MUNSELL, etc;
O ideal é testá-los configurando os softwares para as duas aplicações assim evitando atropelos na padronização visual definitiva.
Identidade Visual - Branding: " O projeto gráfico" (continuação)
Algumas pessoas me perguntaram como foi realizada animação da logomarca FS...bem, meu processo de criação da logomarca da FS - Rio Style começou num bate papo informal, mas a construção foi a partir de um rascunho feito numa toalha de bar, vetorizada no Corel Draw, depois refeita e editada no 3D Studio, já animação foi realizada a partir do 3D Max, editada no PhotoShop/Image Ready e finalizada no Corel Photo-Paint.
Esclarecido?!
Esclarecido?!
sábado, janeiro 15, 2011
Identidade Visual - Branding: " O projeto gráfico"
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Monograma* |
O cliente gostaria de uma logomarca que se reportasse a sua pessoa, então num bate papo informal fui levantando seus desejos e cheguei a idéia de criar um monograma, partindo das iniciais do seus dois primeiros nomes para que com isso, posteriormente, fizessemos uma associação NOME X MONOGRAMA X MARCA X PRODUTO e seus desdobramentos.
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Alinhada pela direita |
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Corel Draw |
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Posicionamentos |

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Illustrator |
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Margem de segurança |

Lembre-se sempre: DESIGN = PROJETO e você como é o DESIGNER...ou seja és o PROJETISTA, então não culpe a máquina, a gráfica, fabricante, o estúdio ou sei lá quem por um erro, porque você é quem fez o projeto, os fornecedores são meros produtores do seu trabalho, faça acompanhamento de toda a cadeia de produção para não ter reveses e aborrecimentos, peça uma prova e quando chegar o produto faça uma seleção por amostragem. Um projeto bem feito não é apenas um desenho bonito, tem que ter conteúdo, texto explicativo, a memória descritiva, justificativas e detalhamento de materiais, se puder fazer um manual explicativo melhor ainda. Se você já faz isso, parabéns, você é um projetista! Se não faz, não sabe e não gosta...acho melhor você mudar de ramo.(continua)
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FS - Rio Style |
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Rascunho |
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Gabarito de construção |
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