terça-feira, maio 31, 2011

Fechamento de Arquivo I

Hoje me perguntaram sobre o que é CTP e Fechamento de Arquivo, serei breve na minha descrição:
  • CTP (Computer-to-Plate) é uma tecnologia realizada para transferência do seu arquivo diretamente para a chapa de impressão off-set por meio digital
  • Fechamento de arquivo é o processamento para congregação de todas ferramentas aplicadas em um arquivo utilizadas em programas gráficos(Corel, Illustrator,etc...) de maneira que não gere conflitos na ocasião de sua abertura nos bureaus de impressão(+ ou - isso).
Pense o seguinte, em artes gráficas, hoje tudo funciona na base WYSWYG(What You See is What You Get), então lembre-se que tudo aquilo que você fizer é de sua inteira responsabilidade e não da gráfica, eles não vão se preocupar em consertar seus erros, Ok?!
Fechamento de arquivo é todo processo que você realiza para obter um arquivo com qualidade para impressão. Bom, tentarei ser o mais claro possível mas não entrarei em detalhes muito específicos para não tornar meu texto num curso e muito menos num tutorial, até porque minha intenção não é esta, tentarei ser o mais suscinto possível e não me extender em questionamentos infindáveis. 
Pense o seguinte você está com aquele trabalho maravilhoso na mão e quer que ele saia o mais fidedigno possível, o primeiro passo é a arte estar bem definida com imagens em alta resolução com nunca menos que 300 DPI( Pontos Por Polegada), todas em CMYK (gráfica trabalha assim), degradês com 256 steps, nada de preenchimentos automáticos, limpa(clean) e sem um monte fios desnecessários, etc,etc...como disse não farei um tutorial, no entanto simularei situações e soluções para cada tipo de arquivo.Abaixo algumas situações genéricas:
Em primeiro lugar contacte a gráfica onde você pretende realizar seus serviços gráficos e veja se eles possuem um driver próprio para impressora post script, se tiverem melhor ainda, peça o passo a passo para instalação da impressora na sua máquina;copie o arquivo PPD para a pasta de acordo com o programa; algumas gráficas possuem manuais de instrução, averigue!


Usando o Corel Draw: 
  1.  Gere um arquivo PS(post script) no menu imprimir, marque a caixa " Usar PPD" e em seguida indique a pasta onde está o arquivo PPD (não esqueça de selecionar a caixa imprimir para arquivo);
  2. Deverá abrir uma tela "Propriedades PPD-Geral" ou "PPD Geral", mude o tamanho do papel no campo "Tamanho personalizado Post script" ou "Dimensões do Tamanho Personalizado" e informe o formato desejado, coloque sempre uma margem de 25 ou 30 mm no entorno do formato desejável de papel (formato A4 + XX mm de margem), informe-se com a gráfica sobre o formato do seu trabalho antes de fechá-lo;
  3. Na aba "Avançadas" entre em resolution e coloque a resolução, no campo alterar configuração de "Resolution",especificada pela gráfica, geralmente é algo entorno de 2400 dpi mas não é regra, seleecione cor ou monocromátco(conforme seu trabalho), retrato ou paisagem e dê OK;
  4. Voltando para caixa de diálogo principal escolha a aba lay-out e selecione como no documento, na separações veja se o comportamento desejado para as cores (converter ou separação);
  5. Na aba pré-impressão selecione cada item que a gráfica necessita: Informações do arquivo (opcional), cortar e dobrar(essencial),marcas de registro (essencial), barra de calibragem (essencial);
  6. Na aba PostScript selecione frequência de tela em LPI de acordo com a gráfica, aqui selecionei 200 LPI;
  7. Na aba miscelânea desabilite "Aplicar Perfil ICC" e veja se saída bitmaps está habilitado CMYK, clique em aplicar e visualize o trabalho, se tudo estiver Ok, siga em frente;
  8. Na aba Geral selecione Imprimir em Arquivo, clique em imprimir, uma caixa de diálogo vai abrir, escolha salvar como PS;
  9. PRONTO...aí está seu arquivo postscript com tudo que você precisa;
  10. Mas não acabou...agora vamos  transformá-lo em PDF, para transformálo  o ideal é que você tenha instalado um Acrobat Distiller ou outro programa de conversão mas agora vamos usar do Distiller. Aberto o Distiller clique na seta de "Opções de Tarefas" e escolha o arquivo de transformação, que pode ser da própria gráfica ou do programa acrobat(arquivo PDF da gráfica ou Print do Distiller); clique em Open ou abrir (depende da versão), procure o arquivo PS que você gerou, arraste para dentro do Distiller e solte, ele imediatamente gerará um PDF dentro da pasta onde está seu outro arquivo PS. Pronto!...
É importante quando você for enviar o arquivo para execução tirar uma prova impressa para teste e envio, confira tudo,grave num CD/DVD ou envie via email/FTP, depois ligue para confirmar o recebimento e se o material está correto, peça uma prova de prelo ou uma print e boa sorte!
    Nestas imagens postadas aqui tem um aperitivo do passo-a-passo para realização do fechamento, acompanhe e na dúvida mande um e-mail ou melhor peça para ser add como seguidor.



      segunda-feira, maio 30, 2011

      Cor Institucional da CET-Rio: Amarelo Limão Flúor

      Continuação
      A partir do momento que definimos as cores institucionais da CET-Rio (amarelo limão flúor, branco e azul royal), tudo ficou mais fácil e começamos a implantar o modelo de Identidade Visual, que persiste até hoje com leves alterações e evoluções. As placas de trânsito referentes ao evento durante a Rio 92 eram todas azuis com amarelo limão flúor e foram impactantes na hora de nos divulgar como órgão gestor do tráfego durante o evento. Hoje a cor já está institucionalizada e forma com outros apetrechos técnicos marca registrada da companhia gestora do tráfego na cidade do Rio de Janeiro: CET-Rio. No processo evolutivo do colete foram testados e usados vários tecidos, sendo que o primeiro passo da evolução, foi a utilização na confecção do tactel com 100% poliamida, este já tinha na sua composição o amarelo limão-flúor, a resistência, a aeração e, sobretudo, a cor transmitia a visibilidade desejada, que combinado com as tarjas refletivas e o viés azul em toda sua orla criava um conjunto harmonioso. Este colete foi criado em substituição ao colete babador confeccionado em emborrachado e nylon que era bonito porém uma sauna ambulante.
      A história de luta para implementação desta indumentária foi um desafio que contarei adiante.
      (continua)

      sexta-feira, maio 13, 2011

      Cor institucional da CET-Rio - Amarelo limão flúor

      I.V da CET-Rio na Rio 92
      A CET-Rio já tinha na sua logomarca as cores branca, amarela e azul (azul era a cor institucional da Prefeitura), o amarelo era aquele encontrado na placa de advertência/atenção e o branco era referência a pintura da sinalização horizontal de tráfego. Em 1991 surgiu a oportunidade de evoluir e fixar nossa marca, nesta ocasião nos foi solicitado um estudo para um colete de sinalização, a peça deveria servir para fixação de marca da CET-Rio no cenário de trânsito e, faríamos o lançamento, durante a Rio 92. Naquele tempo, a equipe, apesar de composta vários profissionais de Comunicação/Design bem qualificados, não tínhamos o menor traquejo em workwear (para quem não sabe workwear são uniformes profissionais). Aquilo caiu feito uma bomba, como desenvolveríamos algo ímpar para um cenário monopolizado pelos fabricantes de EPI´s e vestuário de trabalho? Foi um Deus nos acuda e ainda, para piorar, o presidente da CET-Rio, Arquiteto Túlio Passos de Andrade, era gigante no tamanho e queria um colete personalizado onde ele coubesse dentro, que fôsse regulável e sem onerar muito o custo. Era um grande desafio mas também uma grande oportunidade para emplacarmos no cenário nacional e internacional como companhia gestora de trânsito e, melhor, da 2ª maior cidade do país. O momento era único e de uma responsabilidade imensurável, afinal o mundo inteiro estaria olhando para nós,nesta ocasião a então equipe de Comunicação Visual era
      O colete babador aberto
       composta por 06 profissionais de diversas áreas ligadas a comunicação/design todos muito capazes e totalmente focados na RIO 92, como ninguém conhecia esse tipo de trabalho resolvemos, então, pesquisar no mercado e percebemos que nenhum fornecedor se atrevia a mudar nada que não já estivesse em estoque, pré-concebido e em materiais que eles fornecessem e nós queríamos fazer algo diferente, o tempo corria e a solução não vinha. A única certeza é que deveríamos usar as cores da companhia para fixação de imagem e a certeza de que usaríamos o amarelo como base para o colete, isso em função de que na linguagem de tráfego amarelo é relacionado a advertência e ao fato de nos diferenciar dos outros órgão de trânsito existentes na cidade, que não possuíam uma imagem muito boa em relação aos contribuintes.O fato é que deveríamos usar algo que nos diferenciasse e que tivesse visibilidade no meio do tráfego.
      Um dia assistindo TV, vi uma operação de tráfego na Inglaterra e lá estava a solução, pelo menos era o que eu achava: Um colete Amarelo Limão Flúor, totalmente refletivo e com faixas pratas?altamente refletivas, era isso!...
      Levei a idéia para a equipe e senti que algumas pessoas viraram a cara, outras apoiaram e algumas questionaram o uso do amarelo limão flúor afirmando que não era permitido pelo Código de Trânsito (isso ainda no antigo código) e eu prevendo que isso aconteceria, levei o Código e provei que lá não falava nada sobre isso, só dizia que deveria ser visível e refletivo (+ou- isso), mas não consegui convencê-los que seríamos capazes de produzí-los em tempo hábil. Porém, numa destas infindáveis reuniões de trabalho, o nosso presidente sugeriu que fízéssemos um modelo de colete simples, barato e rápido para confeccionar, sugeriu um modelo que parecia um babador de criança...
      Logos CET-Rio
      e num insight meu colega Armando desenvolveu o lay-out, mas faltava quais seriam os materiais empregados e, de preferência, que fôssem encontrados com facilidade no mercado, com as cores propostas (inclusive a flúor) e materiais de qualidade! Na ocasião foi difícil encontrar materiais que não fossem sintéticos para confecção dos coletes e assim foi feito o primeiro colete, o amarelo limão era um emborrachado fino, o azul royal em nylon (essa era a cor adotada na ocasião) e o branco eram tarjas refletivas com grau diamante, com viés azul royal em toda sua orla e com cadarços nas laterais conforme desenho. Para concluir o resto do uniforme um boné na cor amarelo limão-fluór e calça azul royal. Bom, para dizer a verdade, o colete
      Detalhe do símbolo
      estéticamente ficou bonito mas não era nada confortável em intempéries esquentava horrores, entrava água pelas laterais e pescoço...etc, era o caos. A calça azul royal era em brim solasol 100% algodão, com detalhes em branco da  letra "E" , esse ícone era a representatividade da faixa de pedestres e seria o primeiro passo para compor uma marca da CET-Rio, um trabalho de fixação de uma marca incipiente. Na impressão serigráfica proposta para as calças foi realizado um estudo geométrico em módulos triangulares que seriam mais tarde aplicados em vários impressos, uniformes e outros materiais que compõem a I.V. de uma empresa como a CET-Rio.
      Tudo isso seria um passo-a-passo evolutivo para a  fixação da imagem da CET-Rio reconhecida como órgão gerenciador de tráfego da cidade do Rio de Janeiro. As aplicações foram das formas mais variáveis possíveis como vocês poderam ver mais adiante e tudo com um único propósito: Branding Institucional.
      Um fato curioso: O amarelo limão flúor em fotografias apresenta-se como amarelo!!...estranho né?!
      A partir do momento que definimos as cores institucionais da CET-Rio (amarelo limão flúor, branco e azul royal), tudo ficou mais fácil e começamos a implantar o modelo de Identidade Visual, que persiste até hoje com leves alterações ou evoluções. As placas de trânsito referentes ao evento durante a Rio 92 eram todas azuis com amarelo limão flúor e foram impactantes na hora de nos divulgar como órgão gestor do tráfego durante o evento. Hoje a cor já está institucionalizada e forma com outros apetrechos técnicos a marca registrada da companhia gestora do tráfego na cidade do Rio de Janeiro: CET-Rio.
      (continua)

      terça-feira, abril 26, 2011

      Padronização de Ônibus - Identidade Visual II

      Mapa via satélite
      Dei uma pausa sobre o tema I.V.= Identidade Visual, porém hoje fui questionado sobre a impossibilidade de haver criatividade na caracterização externa dos ônibus no município do Rio de Janeiro em função do número de regras impostas administração pública. Lembrei-me de um projeto de I.V. para uma linha de ônibus da zona oeste e conclui que os críticos estão enganados...é possível sim (e dentro das normas) a execução de projetos normatizados pelo estado com um pouco de criatividade sem quebrarmos nenhum regulamento ou legislação.
      Agora daremos início ao processo de padronização externa de uma linha de ônibus:
      Centro - Marco zero
      Vendo o mapa da cidade do Rio de Janeiro via satélite no Google Earth veremos que a conotação zona norte, zona sul, zona oeste do município nada tem haver com os pontos cardeais, pelo menos aquele que aprendemos na escola.Vejam nos mapas a locação dos cardeais em relação a divisão da cidade em zonas...
      Trajetória do sol
      Fiz um mapa com a rosa dos ventos estilizada (que usarei adiante) de maneira que você possa se situar e identificar o nascente, o poente e o azul é o mar, onde literalmente posicionei a rosa dos ventos. Com o conjunto de imagens você terá uma melhor noção de localização onde se situa o centro da cidade (vide círculo amarelo), para mim ele deveria ser considerado a zona leste, mas pelo fato de uma questão geopolítica, o centro é o marco zero da cidade. Por sua vez o trajeto do sol é do nascente no leste para o poente no oeste, independente de marco zero geopolítico. Bom, após fazer minha explanação técnica vamos a criação.Esta linha de ônibus transita pela Avenida, localizado ao lado da avenida fica o Parque da Serra do Mendanha, que além de ser o marco divisor do trajeto Zona Oeste/Centro é sem dúvida um lugar aprazível e importante área de lazer do morador da zona oeste. Pensando na importância que o parque tem, na fixação da idéia e na municipalidade, fiz uma combinação com outros ítens que resultaram no projeto gráfico do Expresso Zona Oeste, descrito abaixo:
      Memorial de Descritivo para Projeto de Identidade Visual dos ônibus de integração da Zona Oeste
      O sol a representação gráfica característica da cidade balneária,
      indo do nascente ao poente passando por sobre a Serra do Mendanha,
      que é um marco representativo da Zona Oeste, com suas cachoeiras,
      vegetação remanescente de mata atlântica e lazer nos finais de semana
      para os moradores da área.
      A rosa dos ventos acompanhando o percurso do sol,
      dividindo a cidade em zonas e fazendo parte
      integrante desta nova Identidade Visual.
      As cores básicas primárias da Comunicação Visual Oficial
      e o símbolo representativo da  Municipalidade (marca da gestão) integram o trabalho de Identidade Visual proposto para as novas linhas de ônibus.
      Demais ítens são acessórios obrigatórios tais como:
      - Painel de mensagem variável a LED;
      - Identificação Externa e interna para cadeirantes;
      - Identificação do Serviço (Integração Metrô/Ônibus);
      - Numeração;
      - Nome da Empresa;
      - Assentos comuns e para usuários preferenciais
      em cores derivadas das cores da gestão;
      - Etc.
      O mais interessante no projeto de I.V. as pessoas nem se ligaram: Quando o ônibus vai em direção ao centro a rosa dos ventos aponta para o leste, quando o ônibus retorna para a zona oeste a rosa dos ventos aponta para o oeste, o mesmo acontece com o sol e a serra é a divisória do trajeto do veículo. Existe muita linguagem subliminar no projeto gráfico e tem algumas pessoas que demoraram um pouco para entender, espero que agora eu tenha esclarecido.

      quarta-feira, abril 20, 2011

      Realidade Aumentada

      Há algum tempo atrás no intuito de suprir a minha ânsia de ampliar meus conhecimentos em Tecnologia de Informação e sua aplicabilidade no meu dia-a-dia profissional, pesquisei e me deparei com a "Realidade Aumentada", um tipo de aplicação VRML e fiquei muito interessado, comecei  a pesquisar a possiblidade de usá-la em meus trabalhos, como não via aplicação nas minhas atividades simplesmente descartei, porém em 2008 estava com um novo problema...marasmo de idéias! Comecei a achar que esse aplicativo teria desdobramentos em minha atividade profissional e, enfim, achei uma oportunidade de usá-lo em meus trabalhos mas antes de enveredarmos por estes caminhos imaginativos da realidade aumentada que tal uma pequena pausa para entendermos o que é...Pesquisei e achei alguns sites, inclusive uma tese de doutorado e neste, especificamente, vocês terão uma noção do que ela é capaz.Vejam aqui nestes links:
      Realidade Aumentada
      Realidade Aumentada I


      O QR-code também faz parte deste mundo...
      Realidade Aumentada II

      quarta-feira, março 09, 2011

      QR-Code ou Código Bidimensional

      Os códigos de barras convencionais são capazes de armazenar um máximo de aproximadamente 20 dígitos, QR Code é capaz de lidar com várias dezenas a várias centenas de vezes mais informação. QR Code é capaz de manipular todos os tipos de dados, tais como caracteres numéricos e alfabéticos,símbolos binários e códigos de controle. Até 7089 caracteres podem ser codificados em uma etiqueta de papel, já pensou?! Dá para fazer muita coisa, você pode colocar um texto, um símbolo, um alfanumérico ou uma URL, dentre outras coisas.

      terça-feira, março 08, 2011

      QR-Code ou Código Bidimensional

      Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida é um código de barras bi-dimensional muito usado fora do Brasil e que não consegue emplacar aqui de jeito nenhum, já tentei usá-lo em alguns trabalhos mas a dificuldade é imensa e por um simples fato: Aparelhos celulares para realizar a transcodificação.
      A seguir um breve relato da história do QR-Code: 
      Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares usando a câmara fotográfica. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.
      O padrão Japonês para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000. "QR Code é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada." (retirado do site da Denso-Wave).
      A banda Pet Shop Boys utilizou imagens do código QR no clipe da música "Integral". São dezenas de códigos que aparecem durante o clipe. Todas as imagens quando decodificadas apresentam links para diferentes sites, em geral tratando da questão da privacidade no mundo contemporâneo.
      No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008.A Revista Galileu da Editora Globo também aderiu QR para que o usuario tivesse acesso a informações extras atraves do seu celular.
      Também em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen aproveitou o código para uma pequena ação em sua estande.
      O Jornal A TARDE, localizado na cidade de Salvador - Bahia [1] tem usado o QR Code desde 10 de dezembro de 2008. Foi o primeiro jornal impresso no País - reconhecido pela Associação Nacional de Jornais(ANJ) - a utilizar o código em suas páginas como selo integrador de mídias; levando o leitor do papel-jornal ao dispositivo móvel(celular)* 
      Escrevi um texto sobre minha dificuldade de implantação,o resultado está aí ao lado.Que quando transcodificado ficará assim: 
      "Meu nome é Júlio Vasconcellos também conhecido como jotacezar, sou designer e tento há anos implantar o QR-Code nos meus impressos e não consigo pelo simples fato dos celulares já não virem com transcodificador instalado!"
      qrcodeÉ uma realidade difícil de explicar, teve uma ocasião em que eu estava fazendo um estudo sobre a aplicabilidade em nossos trabalhos (isso em 2007), um fornecedor levou a idéia para sua empresa (sem nossa autorização) e usou em um trabalho como se fôsse novidade, ele só esqueceu deste PEQUENO DETALHE: COMO FAZER A TRANSCODIFICAÇÃO SEM O APARELHO E, PIOR AINDA, SEM O APLICATIVO INSTALADO EM NENHUM DOS NOSSOS EQUIPAMENTOS DE FISCALIZAÇÃO!
      Brilhante e Muito esperto(tsc,tsc...),rs!...Brincadeiras à parte, seria excelente se os aparelhos celulares viessem de fábrica com o transcodificador instalado isso facilitaria e muito, a nossa vida e a dos fornecedores desavisados,rs!...É só lembrar o seguinte: As pessoas tem muita dificuldade em baixar e instalar aplicativos em computadores, o que dirá em celulares!...
      Para piorar, na página dos fabricantes de celulares não diz absolutamente nada e pelas pesquisas que tenho realizado nem todos aparelhos são capazes de transcodificar o bi-dimensional e , quiça, instalar os plugins. Algumas páginas dizem qualquer celular moderno transcodifica o que não é verdade, acreditem!
      Vocês devem estar perguntando: Como usar o QR-Code como elemento de segurança?Ahhh...aí é onde está meu pulo do gato, estou estudando sua utilização e seus desdobramentos e isso ainda  não posso comentar, só depois que tiver absoluta certeza da sua viabilidade.

      * Wikipedia(material de consulta)
      Link para Denso-Wave:DensoWave
      Link para Reader QR-Code:Kaywa

      quarta-feira, março 02, 2011

      Parada para rir...Logomarcas de profundo mau gosto!

      Boutique para troca de  brinquedos para as crianças
      Meu colega Reinaldo me passou umas imagens de logomarcas existentes mundo afora, fez-me crer que minha profissão está indo para o brejo, quanto micreiro metido a designer existe por aí, quanta coisa ruim e, o pior, tem gente que paga por isso!
      Instituto Brasileiro de Estudos Orientais


      Moda à Italiana
      Centro Pediátrico

      Farmácia para o tratamento do mal das costas (coluna?)

      Chopperia....
      Consertos de Computadores
      Clínica Dentária em algum lugar da América Latina

       Meu DEUUSSSS...quanta criatividade!!!

      domingo, fevereiro 20, 2011

      Olá galera!

      Desculpem a parada, é que ando bastante ocupado mas breve estarei de volta escrevendo sobre Graphic Arts and Design, aguardem!

      terça-feira, fevereiro 01, 2011

      Impressos de Segurança I (Impressos Fiduciários)

      Um pequeno intervalo para voltar a falar sobre impressos de segurança e, sobretudo, sobre este trabalho que foi elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes/PREFEITURA do Rio de Janeiro, desenvolvido e aperfeiçoado pela CONTIPLAN. Este impresso de segurança  foi escolhido entre diversos concorrentes (entre eles: a Casa da Moeda) como vencedor do 20º Prêmio Brasileiro em Excelência Gráfica Fernando Pini. Esta premiação foi concebida pela Abigraf - Associação Brasileira da Indústria Gráfica /ABTG - Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica e existe desde 1991, já em 1996 passou a ser reconhecido internacionalmente pelo nível dos trabalhos apresentados e na sua sétima edição rompeu a barreira dos 1000 trabalhos inscritos, sendo que em 2001 o concurso recebeu da ABNT a certificação ISO 9000 garantindo, assim, a qualidade e a lisura no processo de premiação. Evoluiu e, durante este período, conquistou representatividade nacional passando a contar com a participação de empresas de 14 estados. A cêrimonia de entrega do prêmio é reconhecida como a maior festa da indústria gráfica do mundo.
      Eu, por minha vez,  fiquei profundamente envaidecido quando soube que este certificado que surgiu a partir do meu humilde lay-out e especificações, evoluiu e alcançou projeção a nível nacional divulgando assim o nome da SMTR/PREFEITURA através desta premiação.
      Parabéns CONTIPLAN! Parabéns SMTR!

      Os ítens de segurança foram propostos pensando na metodologia de fiscalização, de maneira que qualquer um possa identificar estes ítens sem ser perito ou seja através de identificação tátil e visual, sem no entanto esquecer a pericial e, é claro, sem ficar preso aos clichês dos impressos de segurança.
      Fui obrigado a tirar o link para a lista classificatória, tiraram do ar...hahahaha
      Vencedores do 20º Prêmio Fernando Pini.

      domingo, janeiro 30, 2011

      Identidade Visual - Branding: " O projeto gráfico" (continuação)

      Bom temos a LOGO definida mas não temos suas cores e aplicações, então vamos começar a pensar nas suas aplicações em cores sobre tecidos pois afinal o monograma será uma logomarca de uma confecção de roupas classe C e D, lembram-se? Então o mínimo que devemos fazer é aplicá-la em várias tonalidades de tecidos para ver o efeito.Claro que nossa imaginação viaja mas temos que ter consciência que bom gosto e visibilidade são fundamentais independente do publico, não se iludam com o poder aquisitivo do público comprador não é porque se tem pouco dinheiro na carteira que a pessoa tem mau gosto.Vamos estudando várias opções de aplicações sobre fundos diversos*, pensando que a fixação da marca (monograma) no momento é mais importante do que tudo, porque a nossa confecção é nova no mercado, porém na hora de apresentar ao cliente não leve mais do que três opções, confunde levar muitas opções de escolha. Lembrando, sempre, que a nossa marca é de uma confecção e, sendo assim, dá possibilidade para vários tipos de aplicações: tecidos, papelaria, propaganda, etc....




      *Nunca esqueça que suas aplicações deverão seguir uma norma quanto sua aplicabilidade no material finalizado ou seja:
      - RGB para quando usada em vídeo;
      - CMYK para quando usada em impressão off-set;
      Se forem cores exatas:
      - Cor especificada pelo catálogo de cores do fabricante de tintas, ou na escala PANTONE, ou escala EUROPA, ou MUNSELL, etc;
      O ideal é testá-los configurando os softwares para as duas aplicações assim evitando atropelos na padronização visual definitiva.

      Identidade Visual - Branding: " O projeto gráfico" (continuação)

      Algumas pessoas me perguntaram como foi realizada animação da logomarca FS...bem, meu processo de criação da logomarca da FS - Rio Style começou num bate papo informal, mas a construção foi a partir de um rascunho feito numa toalha de bar, vetorizada no Corel Draw, depois refeita e editada no 3D Studio, já animação foi realizada a partir do 3D Max, editada no PhotoShop/Image Ready e finalizada no Corel Photo-Paint.
      Esclarecido?!

      sábado, janeiro 15, 2011

      Identidade Visual - Branding: " O projeto gráfico"

      Monograma*
      Partindo da premissa que já temos o produto, criaremos uma logomarca(fictícia), uma tipologia(idem), etc, etc...que tal partirmos para o projeto gráfico ou seja o graphic design, propriamente dito? Podemos começar pela parte de papelaria que é o mais comum e mais simples, conforme formos evoluindo acompanharemos o desenvolvimento do projeto, normatização, suas aplicações e variações. Nossa marca estará associada a uma linha de roupas classe C e D, mas com qualidade boa e para um público de bom gosto(fictício), vamos começar pelo estudo de cores, ampliação, redução, no comportamento em suas diversas aplicações. Caso o cliente tenha pretensão de usá-la em outras aplicações como para WEB ou vídeo, experimente fazê-la com movimento ou com volume 3D, isso sempre impressiona e causa uma boa imagem.
      O cliente gostaria de uma logomarca que se reportasse a sua pessoa, então num bate papo informal fui levantando seus desejos e cheguei a idéia de criar um monograma, partindo das iniciais do seus dois primeiros nomes para  que com isso, posteriormente, fizessemos uma associação NOME X MONOGRAMA X MARCA X PRODUTO e seus desdobramentos.
      Alinhada pela direita
      Corel Draw
      Voltando para a logo 2D, comece aplicando-a numa folha de papel A4, não esqueça das margens de defensa(ver Margens pré-definidas), elas podem ajudar muito quando a folha for impressa, grampeada ou perfurada para arquivamento como veremos mais adiante, não esqueça das informações corporativas que podem estar no rodapé ou abaixo da logo no cabeçalho. As margens de defensa são super importantes, também, na impressão em impressoras comuns domésticas e de escritório, tanto de jato de tinta quanto a laser, a não ser que você tenha uma impressora super A3, ou outra destas de grandes formatos, que o refile permaneça dentro da área de defensa e lembre-se: é sempre bom ler o que diz o manual sobre área de impressão da impressora, alguns programas, como o Corel e o Illustrator por exemplo, tem uma ferramenta que diz o tamanho da área de impressão mas às vezes não batem com a realidade, verifiquem primeiro.
      Posicionamentos
      Prepare a logomarca para ser usada em softwares diferentes dos que você está acostumado a usar, de preferência a extensões que possam ser importadas ou inseridas em outros programas, arquivos do tipo: PNG, WMF, BMP, JPG , TIF, GIF, etc..observe e entenda que cada uma delas tem uma definição e aplicação com funções e qualidades diferentes, mas o cliente quer usá-la e se você não quiser correr riscos de ser importunado porque a marca ficou deformada,  deixe tudo preparado para as aplicações nos modelos que o cliente venha a usar, principalmente para algum tipo de editor de texto como Word, hoje é muito comum usarem as impressoras domésticas ou birôs para imprimir trabalhos gráficos e deixar o material pronto já facilita, mas se você quer deixar tudo em arquivos fechados que não permita nenhum tipo de edição por parte do cliente, salve como PDF (se bem que hoje existem muitos softwares que quebram o PDF). Estas algumas pequenas medidas que irão melhorar o desempenho, acabamento e maior aproveitamento do seu material gráfico, e sem desperdícios. Faça um gabarito de construção da logomarca, caso queira registrá-la ou para envio para algum letrista(apesar de hoje raríssimamente se usar este tipo de mão de obra), mas é sempre bom ter guardado principalmente quando a logomarca é uma imagem abstrata ou uma fonte criada especialmente para o seu cliente, neste caso em particular foi criado um monograma coma as iniciais dos dois primeiros nomes do cliente. Guarde os estudos feitos a mão eles são essenciais para mostrar o passo a passo da construção da sua idéia e uma fonte para outras criações.
      Illustrator

      Margem de segurança

      Lembre-se sempre: DESIGN = PROJETO e você como é o DESIGNER...ou seja és o PROJETISTA, então não culpe a máquina, a gráfica, fabricante, o estúdio ou sei lá quem por um erro, porque você é quem fez o projeto, os fornecedores são meros produtores do seu trabalho, faça acompanhamento de toda a cadeia de produção para não ter reveses e aborrecimentos, peça uma prova e quando chegar o produto faça uma seleção por amostragem. Um projeto bem feito não é apenas um desenho bonito, tem que ter conteúdo, texto explicativo, a memória descritiva, justificativas e detalhamento de materiais, se puder fazer um manual explicativo melhor ainda. Se você já faz isso, parabéns, você é um projetista! Se não faz, não sabe e não gosta...acho melhor você mudar de ramo.(continua)
      FS - Rio Style

      Rascunho
      *Monograma é a sobreposição, agrupamento ou combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para formar um símbolo. Monogramas freqüentemente são construídos combinando as letras iniciais do nome de uma pessoa ou empresa e podem ser usados como símbolos ou logos(wikipédia).
      Gabarito de construção