segunda-feira, setembro 17, 2012

Pictogramas para Idosos e outros

PICTOGRAMAS DA ABNT

Olá!  I'm back...

Estive ausente, mas para me manter atuante, resolvi falar sobre o pictograma adotado para os idosos. Sei que tenho o expertise, tenho a experiência, algum domínio  sobre o tema e que poderia simplesmente executar minha tarefa e pronto, mas acredito que deveríamos ter uma discussão maior sobre a abordagem do tema e consultarmos a outra parte interessada: Os idosos. Não achei nada legal a forma empregada pela ABNT para identificar o idoso, estão representando o idoso ou um moribundo? Enfim...isso é o que está sendo usado(veja na placa ao lado).
Neste mês me foi solicitado um estudo para um material gráfico destinado aos idosos (antes de mais nada friso que design é um técnico e não apenas um artista, ainda mais quando se lida com linguagem universal de comunicação). Então, ao invés de criar algo "bonitinho" e com uma linguagem fisiológica, procurei pesquisar as pictografias existentes no mundo e sintetizá-la num desenho que representasse um somatório de tudo, em uma referência inteligível universalmente(estamos em tempo de eventos mundiais)... Não pude!. Como trabalho em um órgão público tenho que usar algo que tenha sido definido pela ABNT ou ANTT ou outro órgão gestor de normas, numa primeira instância procurei ser o mais fidedigno possível ao proposto pela ABNT. Não deu! Ruim de mais, depreciativo a terceira idade!...Vejam acima e à esquerda! Não sei quem executou e nem quem propôs esses pictogramas, mas eu me sentiria excluído e descriminado se fôsse representado dessa forma, prestem bem a atenção no idoso e no obeso! O obeso até dá para aceitar mas o idoso, coitado, parece que vai cair! Tentei mudar mas não foi possível, existem regras, então sugeri algo menos agressivo e é o que será usado (embaixo à direita), apesar de não ser o ideal. Pior, ainda, é a placa proibição de travessia de idosos que encontrei na web (felizmente ela não existe oficialmente em sinalização), a barra de proibição além de estar errada, ainda parece uma procissão de idosos para o enterro (craaiooo)! Gostaria de dizer aos senhores e senhoras que não fui eu quem criou os pictogramas e nem a placa, também NÃO FAÇO a menor idéia de quem tenha criado, apenas reutilizei-o para não ficar distante do oficial. E como filho de uma mãe idosa (80 anos) e bastante ativa (minha mãe faz dança do ventre), sei que não é assim que vocês são.
PICTOGRAMA
Lamentável
Desculpem amigos da terceira idade, lamento pelo que foi concebido! Acho que deveríamos realizar um concurso nacional para escolha de um pictograma representativo, realizar um estudo profundo levando em consideração a ótica do idoso, a visibilidade, a compreensão, seu o universo, a acessibilidade, algo condizente, atual  e não apenas vendo o lado (pouco) criativo da criação.
Um beijo para todos os idosos.


Fonte: Pictogramas ABNT/Transporte