terça-feira, março 08, 2011

QR-Code ou Código Bidimensional

Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida é um código de barras bi-dimensional muito usado fora do Brasil e que não consegue emplacar aqui de jeito nenhum, já tentei usá-lo em alguns trabalhos mas a dificuldade é imensa e por um simples fato: Aparelhos celulares para realizar a transcodificação.
A seguir um breve relato da história do QR-Code: 
Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares usando a câmara fotográfica. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.
O padrão Japonês para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000. "QR Code é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada." (retirado do site da Denso-Wave).
A banda Pet Shop Boys utilizou imagens do código QR no clipe da música "Integral". São dezenas de códigos que aparecem durante o clipe. Todas as imagens quando decodificadas apresentam links para diferentes sites, em geral tratando da questão da privacidade no mundo contemporâneo.
No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008.A Revista Galileu da Editora Globo também aderiu QR para que o usuario tivesse acesso a informações extras atraves do seu celular.
Também em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen aproveitou o código para uma pequena ação em sua estande.
O Jornal A TARDE, localizado na cidade de Salvador - Bahia [1] tem usado o QR Code desde 10 de dezembro de 2008. Foi o primeiro jornal impresso no País - reconhecido pela Associação Nacional de Jornais(ANJ) - a utilizar o código em suas páginas como selo integrador de mídias; levando o leitor do papel-jornal ao dispositivo móvel(celular)* 
Escrevi um texto sobre minha dificuldade de implantação,o resultado está aí ao lado.Que quando transcodificado ficará assim: 
"Meu nome é Júlio Vasconcellos também conhecido como jotacezar, sou designer e tento há anos implantar o QR-Code nos meus impressos e não consigo pelo simples fato dos celulares já não virem com transcodificador instalado!"
qrcodeÉ uma realidade difícil de explicar, teve uma ocasião em que eu estava fazendo um estudo sobre a aplicabilidade em nossos trabalhos (isso em 2007), um fornecedor levou a idéia para sua empresa (sem nossa autorização) e usou em um trabalho como se fôsse novidade, ele só esqueceu deste PEQUENO DETALHE: COMO FAZER A TRANSCODIFICAÇÃO SEM O APARELHO E, PIOR AINDA, SEM O APLICATIVO INSTALADO EM NENHUM DOS NOSSOS EQUIPAMENTOS DE FISCALIZAÇÃO!
Brilhante e Muito esperto(tsc,tsc...),rs!...Brincadeiras à parte, seria excelente se os aparelhos celulares viessem de fábrica com o transcodificador instalado isso facilitaria e muito, a nossa vida e a dos fornecedores desavisados,rs!...É só lembrar o seguinte: As pessoas tem muita dificuldade em baixar e instalar aplicativos em computadores, o que dirá em celulares!...
Para piorar, na página dos fabricantes de celulares não diz absolutamente nada e pelas pesquisas que tenho realizado nem todos aparelhos são capazes de transcodificar o bi-dimensional e , quiça, instalar os plugins. Algumas páginas dizem qualquer celular moderno transcodifica o que não é verdade, acreditem!
Vocês devem estar perguntando: Como usar o QR-Code como elemento de segurança?Ahhh...aí é onde está meu pulo do gato, estou estudando sua utilização e seus desdobramentos e isso ainda  não posso comentar, só depois que tiver absoluta certeza da sua viabilidade.

* Wikipedia(material de consulta)
Link para Denso-Wave:DensoWave
Link para Reader QR-Code:Kaywa
Postar um comentário