sexta-feira, janeiro 07, 2011

Gif´s Animadas - Antiquíssimas

Desenvolvemos um trabalho eu e meu amigo Bernardo Brik para Web em 1998, o trabalho todo ficou lindo mas infelizmente por problemas jurídicos não foi adiante, no entanto alguma coisa eu guardei, aqui temos umas pérolas, não critiquem elas foram realizadas há mais de 13 anos atrás ou seja a " long time ago", as tecnologias de hoje estavam engatinhando era tudo muito artesanal, 13 anos para quem trabalha com TI é uma eternidade, portanto são trabalhos antiquissimos. As Gif´s animadas, ícones e botões foram desenvolvidos em 3D Max, em Photo Paint (ele mesmo), em Photoshop, Corel, FreeHand e por aí vai , eram trabalhos simplistas e apaixonantes em uma realidade bem diferente da atual, os softwares tinham poucos recursos e hardwares para plataforma gráfica caríssimos, este nosso trabalho foi desenvolvido em um PC Pentium 233 MMX, um Pentium I 266 e SO Windows 98, vocês sabem lá o que era isso? Uma carroça! Fazíamos tudo de noite e deixávamos o micro renderizando a noite inteira, às vezes(para falar a verdade na maioria das vezes) o computador acordava travado, era um inferno!...rs. 
Não sei qual era a sistemática do jogo( nem me interessei em saber) mas sei que foi um trabalho gostoso de fazer e que infelizmente não foi adiante, ossos do ofício. Lembrando que este trabalho foi antes da proibição dos Bingos(sem apologia) e que cada desenho era referente a uma modalidade.
Alguns colegas me pergutaram porque você não fizeram em Flash? É óbvio que se ele existisse como é hoje, amigável, simples de operar(hoje ele é muito simples), fôsse compatível com que estávamos fazendo e se nós tivessemos pleno domínio do programa (quase ninguém conhecia e/ou usava)...claro que usaríamos, ora bolas! Quem não viveu a situação e este período de tempo, não vai entender nunca. Mas tudo bem, que fique o registro deste trabalho desenvolvido há 13 anos atrás, uma experiência única que eu e Bernardo passamos, quem diria, no século passado!...rs. A logomarca surgiu após uma reunião de brainstorm com os clientes, captamos que a idéia do pote com o ouro passaria bem a informação que eles queriam, não colocamos o arco íris porque tiraria a atenção para a marca e a idéia da marca.