quinta-feira, dezembro 08, 2011

Sinalização Horizontal X Segurança X Criatividade

Quem falou que sinalização de trânsito não pode ser criativa? No ano de 2002 foi implantado, na cidade do Rio de Janeiro, um projeto de sinalização diferenciado para as travessias nas escolas municipais, essa sinalização tinha que sair do lugar comum da sinalização de trânsito tradicional e criar um atrativo para a travessia das crianças em idade escolar do 1º segmento. Na ocasião trabalhávamos para a companhia gestora do tráfego e ficamos com a incubência de elaborarmos um projeto de sinalização gráfica horizontal diferenciada; a engenharia da companhia desenvolveu um projeto mas este não agradou a administração da época, então nos foi solicitado algo mais criativo. Pensamos em várias pinturas com situações infantis, amarelinha, xadrex, jogo da velha, etc...mas todas esbarravam num problema comum para sinalização nas portas das escolas: SEGURANÇA. Bem, não poderíamos inventar algo absurdo e muito menos desviarmo-nos do que é previsto no código de trânsito - CTB, então sugerimos um COMBO entre a sinalização existente e algo mais solto, mas sem esquecer da responsabilidade em manter a sinalização horizontal tradicional como referência da legislação de trânsito. Segue uma descrição suscinta do projeto:
Projeto Especial de Sinalização Escolar
Consiste na mesclagem da sinalização  horizontal e vertical padrão CTB, mais uma sinalização especial horizontal desenvolvida nas cores da Identidade Visual da cidade. Esta sinalização foi realizada com laminado elastoplástico, de 1,5 mm de espessura, nas medidas e cores codificadas pela escala pantone para os símbolos/setas (nas cores azul, amarelo e preto). A faixa vermelha deverá ser em laminado elastoplástico em faixas de 1,5 mm de espessura e 100 mm de  largura e comprimento linear variável conforme área a ser aplicada. A aplicação do material elastoplástico deverá ser realizada, tomando como base o eixo central da via em direção as sarjetas mantendo o mesmo comprimento das faixas de retenção e, a mesma distância da faixa, em relação ao meio-fio.A aplicação deverá ocorrer em vias de mão única (sempre começando pelo eixo central) com conjunto de ícone de 750 mm e, sempre que possível, com um ícone na cor amarela sobre fundo azul. Nas vias em que possam ocorrer metragens com números que não sejam múltiplos de 750 mm ou que não fechem com um conjunto completo, a área restante deverá ser dividida por dois e complementada com a cor subsequente a penúltina cor aplicada nas pontas da faixa. Nas vias de mão dupla, junto a faixa de pedestres, será adotada no divisor central das faixas de rolagem, uma faixa vermelha de 200 mm para cada lado (em relação ao eixo central da via) e ,em alguns casos que a área restante não seja múltipla de 750 mm, também será aplicada da mesma forma descrita acima. A disposição dos  ícones junto a faixa de retenção deverá obedecer o sentido das setas caso existam, na inexistência obedecer a norma de manter sempre (os ícones) ao lado direito do pedestre em relação a travessia. Essa sinalização por si só era altamente chamativa e ficou mais, ainda, com a sinalização vertical e horizontal oficial suplementar.
PhotobucketO interessante nessa sinalização é que você pode inserir  qualquer iconografia no COMBO na área ilustrativa, deve apenas se preocupar com o que você vai inserir como imagem e nunca esquecer a sinalização de advertência de área escolar do CTB. Nós optamos em indicar onde é a área de segurança para travessia do pedestre através das setas indicativas. Nossa idéia era transformar a travessia num atrativo diferenciado para as crianças e numa quebra de paradigma para os motoristas.Com um colorido forte e grafias diferentes, a idéia de chocar teve grandes desdobramentos e muitas escolas pediram a inclusão da sinalização complementar em suas travessias. Mas, infelizmente, como tudo do governo é sazonal e efêmero, conclusão: Não houve continuidade. O importante é que nada impede que seja ressucitada a idéia é só uma questão de boa vontade, criatividade, planejamento, roupagem nova e materiais atuais. Tudo que possa aumentar a segurança na travessia de nossas crianças.
A hora é agora!
 P.S.:Todas as perspectivas foram realizadas e renderizadas em 3D Studio Max.

Government and corporation document printing

Government and corporation document printing
It is becoming routine! Again, one graphic design conceived by the Municipality Transport in Rio de Janeiro, developed and produced by the Primi (security print), won the award Pini Graphic Technology of 2011. For those not familiar, this award meets the best graphics of our country, covers a wide mix of technologies and categories, once again the city of Rio de Janeiro / SMTR made ​​beautiful and took the first and second place in the highest podium! Created by ABIGRAF - Brazilian Association of the Printing Industry, ABTG - Brazilian Association of Graphic Technology and SENAI - National Service of Industrial Education, this award was established in 1991 and in 1996 it was recognized by internationally  quality and level of work submitted. In 2001, the contest has been certified by ABNT - ISO 9000, thus ensuring quality and equity in the awards process. In the last contest, our products were selected and were ahead of the "Casa da Moeda"  and others. Staying ahead of the "Casa da Moeda"  that it is a world leader in security printing is good, winning a contest is even better! There were over 1000 participants,  150 jurors, diverse jury and of high technical level. At the time of the trial were analyzed the following items:
Increased complexity in security devices to combat counterfeiting;
Harmony between art, design and technological innovation;
Efficiency of the product to combat fraud;
Technical quality and high level of security devices attached to the product;
In short...it is perfect!
The pieces presented together essential features to make monitoring your identification at work. Without a thorough understanding of trust that are printed by means of any visual and tactile may recognize the validity of the form and in a situation of extreme doubt, parts can be re-examination. Really have to be proud of!