quarta-feira, novembro 03, 2010

Identidade Visual: Tudo que você queria saber e não tinha a quem perguntar.

Desenvolver um projeto de Identidade Visual para um designer, seria o mesmo que executar uma cirurgia bem sucedida para o médico-cirurgião, uma eleição vencida por um político, um acordo de paz para o diplomata (exagerando nas comparações) ou seja, é tudo de bom, mas porque? Por que ali você tem a oportunidade de usar todo seu potencial e seu conhecimento num trabalho.
Mas o que é? Vamos lá!...O projeto de Identidade Visual é um somatório de todas as técnicas de design onde a pedra fundamental são as multiaplicações de uma marca/logomarca, entendeu? Não! Vamos resumir:
conhecem?
É o conjunto de normas e técnicas que compõem a imagem institucional de uma empresa, de um produto, de uma obra ou de uma marca, seus desdobramentos e suas aplicações, tais como: Uniformes, identificação de frota, papelaria (impressos institucionais), sinalização, embalagens, produtos, etc...
Aqui temos alguns exemplos de imagens que apenas pela forma você pode identificar o produto acabado:
sem comentários
O passo a passo para o desenvolvimento da I.V.(vamos abreviá-la assim) de uma empresa ou produto deve começar através de algo parecido com o descrito a seguir:
biscoito maizena
1- Desenvolvimento da marca (neste momento entra a criatividade e a sensibilidade do criador) sempre respeitando a idéia de que a marca ou a logomarca é quem vai vender o produto, podendo ser a idéia de continuidade do mesmo ou algo abstrato (um bom produto é sempre um bom produto);
 2- Na elaboração da marca é sempre bom ser o mais óbvio possível na correlação PRODUTO X MARCA e, óbviamente, bom gosto;
3- Ampliação, redução, torção, estudo de cores, aplicação em negativo e positivo,etc...isso tudo faz parte do estudo preliminar (qualquer que seja o produto é sempre bom pensar no custeio de industrialização do mesmo, ecológicamente correto e, sobretudo, em desenvolvimento sustentável);
4- Sua aplicabilidade no produto e aceitação(pesquisa), faça uma planilha de apuração, consulte a opinião das pessoas, às vezes uma boa idéia  surge de quem você menos espera;
(continua...)