quinta-feira, setembro 24, 2009

Desculpem fugir um pouco do assunto mas....

Desculpem fugir um  pouco do assunto mas hoje vi as questões da prova para PROGRAMADOR VISUAL da UFRJ, acho que quem desenvolveu aquelas questões ou nunca trabalhou na área ou então quer dar um nó na cabeça dos candidatos, cada enunciado mais estranho!!!...Corrijam-me se estiver errado?!...CRUZES!!
Exemplos:
O número de páginas de um caderno formado com duas dobras paralelas e duas dobras ortogonais (porque não usar perpendiculares?) é:
(A) 8; (B) 16; (C) 24; (D) 32;(E) 40.
Ao converter uma imagem colorida para o modo “escala de cinzas”, utiliza-se uma paleta com:
(A) 64 tons de cinza onde o valor de brilho 1 (um) corresponde ao preto e o 64 corresponde ao branco;
(B) 128 tons de cinza onde o valor de brilho 0 (zero) corresponde ao preto e o 127 corresponde ao branco;
(C) 128 tons de cinza onde o valor de brilho 1 (um) corresponde ao preto e o 128 corresponde ao branco;
(D) 256 tons de cinza onde o valor de brilho 0 (zero) corresponde ao preto e o 255 corresponde ao branco;
(E) 256 tons de cinza onde o valor de brilho 1 (um) corresponde ao preto e o 256 corresponde ao branco.
No software CorelDraw a ferramenta que permite alterar o espaçamento entreletras tanto livremente como
controladamente é: (A) objeto; (B) seleção; (C) forma; (D) bézier;(E) faca (E O KERNING???)
Sei lá, confunde!Na minha cabeça prova para Programador Visual, jamais poderia ser teórica e por aí vai!!!....

Letras Condensadas e Estilizadas

Falamos sobre serifa e dei um toque a respeito de letras condensadas mas esqueci das letras criativas, desenhadas ou simplesmente artísticas, boas para algumas poucas ocasiões, mas de profundo mau gosto no uso em outras e por motivos óbvios: a ÓTICA! Usando a mesma idéia do teste em escala vejam esse modelo:....Difícil leitura e emboladas, é isso que temos que evitar senão toda sua criação pode ir por água abaixo pelo simples fato do emprego ruim de determinada fonte (letra). Hoje em dia tenho visto muito material de gosto duvidoso, sobretudo em flyers, cartões de visita, etc...que mas parecem uma sopa de letras, tamanha a diversidade de tipos empregados, quem nunca viu um material destes na rua? Quem nunca esteve com um na mão? Queria ver essa galera  fazer isso no tempo da fotocomposição, da diagramação, do cálculo de entrelinhas, de espaçamento manual, que o cortar era cortar lilteralmente , colar era com cola de sapateiro e era chamado de past-up, não tinha nada haver com o de hoje; com certeza não fariam isso, porque além do mau gosto, dava um trabalhoooooo....e não tinha UNDO para consertar e custava caroooo!!...
Nada pessoal contra a tecnologia...gosto muito, mas tem que ter qualidade!

Com ou Serifa?

Café com açucar ou sem açucar? Chopp com espuma ou sem espuma? Com serifa ou sem serifa?...É Gosto! Tudo é uma questão de gosto, assim que eu definiria o uso das fontes e seu emprego em impressos gráficos. Para a leitura a curta distância as letras serifadas funcionam bem porém em impressos grandes e que exijam leitura a distância, minha experiência diz que devemos evitar as letras serifadas. Mas o que seria SERIFA? Vou explicar: * Serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As serifas tendem a guiar o olhar através do texto. O ser humano lê palavras ao invés de letras individuais, assim as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras. Por outro lado, os tipos sem-serifa costumam ser usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem mais limpos.
Passei grande parte da minha vida trabalhando com Identidade Visual, pessoalmente não gosto de usar letras serifadas em meus trabalhos de sinalização, acho que elas não tem uma boa leitura quando são lidas a
uma certa distância. Faça um teste, crie um modelo de placas ou outdoors, com letras serifadas de vários tipos** e sem serifa, evite usar letras condensadas (explicarei mais adiante o motivo), faça o modelo escala 1:100 em metros e com letras em tamanho proporcional ao modelo, imprima-os e prenda-os na parede, caminhe mais ou menos uns cinco metros ou cinco passos largos para frente do objeto (placa ou outdoor), isso vai fazer com que você fique, proporcionalmente, a uma distância de 500 metros de distância do objeto, vire-se e olhe com espírito crítico as tipologias. Se a letra serifada for Bold, você pode ter uma leitura limitada mas se ela for Normal, Book ou Light fica muito ruim a leitura e conforme você aumenta a distância pior ainda...é tudo uma questão de ótica!