domingo, dezembro 01, 2013

Naming: você sabe o que significa?

Hoje me deparei com uma matéria falando do sobre o tema, pensei: acho que meus colegas publicitários resolveram reinventar a roda!! Pode, agora para você denominar ou nomear ou criar um apelido para uma empresa virou naming!!!...Achei que isso era o fim do mundo da imaginação e da criatividade das pessoas.
Acho que estou ficando velho ou como diria um velho amigo: maturado; ou como diria meu filho: chato; ou , ainda, como diria minha esposa: sem saco mesmo...Deduzi que deve ser a necessidade de ganhar dinheiro ou de se fingir diferente, sei lá. Queria saber qual empresa que conhece seu potencial, seu negócio vai e contrata alguém para dar nome a ela? Será que existe mercado para isso? Quebrei a cara,o pior que tem (ou seria melhor?!)! Depois quando falo que humanidade está entrando numa nova crise de criatividade não é à toa, fui pesquisar o assunto e existem muitas e novas empresas que não conseguem dar nome ao seu negócio, ou dar um nome apropriado comercialmente falando, pasmem! E isso é ruim? De maneira nenhuma. Abriu-se um novo horizonte para nós e vamos suprir o mercado de gente sem ideia com as nossas idéias (rs), mas tem que ter cuidado o processo de criação não é simples, tem que haver pesquisa, um brainstorm, ter uma sonoridade seja boa aos ouvidos, pronuncia simples que não estabeleça dupla interpretação, informações profundas sobre o produto, um questionário básico, domínio se for para web, registro de domínio,etc, etc,...A soma de tudo isso, pode dar um bom resultado ou grande desastre.
Não esqueçam de procurar na web, marcas e patentes, ver o registro na propriedade industrial. Segue abaixo alguns links para pesquisa.
Obrigado leseira criativa!

http://www.inpi.gov.br/portal/
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou-abrir/registre-empresa/marcas-e-patentes
http://registro.br/
http://fapesp.org/
Postar um comentário