quarta-feira, dezembro 22, 2010

Identidade Visual Institucional

A cor institucional do município do Rio é o azul, que pode ter sido escolhida várias razões, creio eu:
Azul institucional
  1. Talvez pelo azul mar (o Rio é uma cidade cercada pelo mar);
  2. Ou pelo azul do céu (sempre muito azul na cidade):
  3. Ou pelo fundo azul do brasão;
  4. Ou para dar continuidade as cores da bandeira do Estado;
  5. Ou Sobriedade:
  6. Ou....ou...ou...;
Brasão policrômico
O porque desta escolha infelizmente eu não sei dizer ao certo mas acredito que, se enquadre, em algum destes motivos relatados acima ou por puro capricho do político da época (vai entender a cabeça deles), mas o que importa é que criou-se um padrão cromático e, este azul, com uma tonalidade única*, é mais ou menos uma variável do azul cian, tornando-se o azul institucional.
Brasão Azul Institucional
 Agora que já temos a marca e a cor institucional, podemos dar prosseguimento a Identidade Visual, a partir do emprego da nossa marca, aqui representada pelo brasão, em impressos de papelaria**. Observem que o brasão é policrômico e impressões policrômicas são caras, ele então foi simplificado para monocromático resultando em algo mais simples de forma a baratear o custo final dos impressos e sem denegrir a forma. A variante é o impresso em preto comum para cópias reprográficas e algumas aplicações que serão descritas mais adiante.
O mesmos procedimentos você pode usar para a marca da sua empresa, podendo, inclusive, registrar o a escala cromática desenvolvida para sua logomarca, quem nunca falou amarelo Kodak, Amarelo TELERJ (para os antigos) e por aí vai, a indústria automobilística usa muito este processo de rotulação de cores pu você pode, também, usar cores de escalas universais como Pantone, Munsell,Europa, International, etc...Você escolhe a cor pelo número de referência e manda imprimir naquela tonalidade, não acredite nas cores do monitor, nem dos programas gráficos e muito menos das impressoras, eles sempre dão uma diferença para o impresso em Off-set.
As escalas mais comuns são a Pantone e a Europa.


Brasão Monocromático
* O azul institucional foi desenvolvido e fabricado exclusivamente para os impressos oficiais da municipalidade para a cidade do Rio de Janeiro.
**Papelaria: denominação em função do seu processo de impressão relacionado basicamente a papel, impressão Off-set e reprografia.
Postar um comentário