terça-feira, setembro 01, 2009

Centro Geométrico e Centro Ótico

Vocês sabem o que é centro ótico e centro geométrico? E o grau de importância na mensagem que você quer transmitir?...Saibam que é de suma importância seu uso para a assimilação rápida de uma mensagem pelo cérebro, a ótica funciona como mediador da transmissão da mensagem para o cérebro e sua decodificação. O centro real de qualquer projeto visual não deve  ser nunca seu centro geométrico mas sim o centro ótico, este é situado acima do centro matemático, com uma altura variável, calculada proporcionalmente numa relação entre largura e altura, se o projeto é vertical o centro ótico é mais alto, proporcionalmente, ao que seria em um projeto horizontal. No centro ótico é onde você insere a mensagem principal do seu trabalho. A altura do centro ótico varia de acordo com a dimensão da página, dependendo da relação entre largura e altura. É isso aí! 
Quando se faz a diagramação de um cartão de visitas é bem claro verificar e entender o porque do uso do centro ótico ao invés do centro geométrico, a mensagem principal sempre fica no centro ótico é ali que nosso olhos irão direcionar nossa atenção.



2 comentários:

Unknown disse...

Quando se faz uma diagramação para cadernos e apostilas que recebem wire-o ou espiral, o centro ótico deve ser deslocado, considerando ou desconsiderando estes elementos?

jotacezar disse...

Flávio:
Curiosa a sua pergunta!...Imagine que a sua apostila esteja aberta, a folha de papel mudou o formato do refile? É Claro que não! O papel A4 vai continuar com mesmos 210 X 297 mm e a margem vai continuar com no máximo 25 mm de margem na esquerda e com, no máximo, 10 mm na direita (isso é padrão), sua mancha gráfica para inserção de texto será esta área que sobrou, imagine eu colocar um espiral com um diâmetro absurdo, ou uma canaleta gigantesca...além de ficar horrível em termos de apresentação, o que me sobraria de papel para digitar? Nada!...O centro ótico é relacionado a formatação do texto e ao centro geométrico, seu deslocamento (centro ótico)deve ser o mínimo possível em relação ao centro geométrico.
No centro ótico, se você usar as proporções certas de margem (máximo 25 mm X máximo de 10 mm) seu deslocamento em relação ao todo é mínimo , não é um cálculo matemático de extrema precisão, mas sua informação maior deverá estar ali no centro ótico. Pense num jornal! O cérebro, vê a folha de papel toda, só o texto ou o conjunto? A não ser que a informação que esteja ali seja um pingo de um "i".
abç