Lá vamos nós!... Novo governo e velhos novos hábitos: Mudar a Identidade Visual da Cidade alinhando com a nova administração.
A PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO publicou hoje um Decreto convocando a sociedade para participar de um concurso de escolha de uma nova marca institucional para publicidade(não vejo o porquê da diferenciação da oficial...). Acho louvável, me parece que é a primeira vez que isso acontece: Um concurso! Criará um grande mobilização da sociedade, expectativa, meus colegas designers aplaudindo, desenvolvimento de uma imagem mas atual, etc, etc,...
Mas como defensor da marca institucional da PREFEITURA ainda não sei se acho legal. O porquê? Simples! Quem analisará o impacto econômico dessa nova marca? Publicitários, designers, produtores gráficos ou apenas curiosos escolhendo o mais bonitinho? profissionais da casa? Porque eles existem! Outra questão é: o que se fazer com o material existente? Não sou defensor do Eduardo Paes*, mas de todas as mudanças que vi na I.V.da Prefeitura(a partir do redesenho do brasão) o mais próximo da criação de Eliseo Visconti (Identidade Visual X Economia)e aprimorada pela P.V.D.I . de Aloísio Magalhães(Aloísio Magalhães), foi a dele(Eduardo*)! Gostando ou não da figura política...
Existe um projeto de I.V. oficial, inclusive com um manual para as aplicações do brasão em impressos, placas, frota e tudo mais que implica em Comunicação Visual, é só dar uma modernizada ou como nós designers falamos: Uma Repaginada! Um handling...Et voilá!!! Temos uma nova cara e quiçá algo novo com cara de vintage! Oras...
Eu sou crítico de mudanças só por mudar, acho que temos que repensar e repaginar!
*P.S.:Quero deixar claro que não sou partidário desse ou daquele político, sou carioca e falo como tal! Sou remanescente do projeto de implantação da I.V. na PREFEITURA e defensor do projeto oficial que eles criaram: Aloísio Magalhães, Joaquim Redig e Rafael Rodrigues. E só!